Dor Lombar

Informações sobre a dor lombar.

achados em doenças selecionadas

O conhecimento das formas de apresentação e achados específicos de várias doenças viscerais pode ajudar a um diagnóstico correcto.

aneurisma da aorta abdominal

Este é o problema vascular mais grave que se pode apresentar como dor lombar. A situação é diagnosticada incorrectamente na apresentação inicial em 30% dos doentes afectados. A dor do aneurisma pode ser desencadeada por compressão das estruturas adjacentes pela aorta ou, em estádios avançados, por dissecção da parede da artéria. A dor da dissecção da aorta é intensa e não diminui com a administração de narcóticos. Em quase todos os casos pode identificar-se uma massa abdominal pulsátil. Os pulsos nas extremidades inferiores podem estar diminuídos ou assimétricos.

Os doentes com factores de risco para doença vascular periférica (por ex., tabaco, hipertensão, diabetes) devem ser avaliados e investigados para aneurisma da aorra abdominal sempre que se apresentem com dor atípica nas costas.

doenças viscerais

As úlceras, especialmente as que se localizam na parede posterior do duodeno, podem causar dor lombar alta. Frequentemente, existe história pregressa de úlceras.

A dor renal é habitualmente referida à junção toracolombar e flanco. A pielonefrite, oclusão da artéria renal e litíase renal podem ser a causa de dor lombar tipo cólica, intensa. As doenças da bexiga podem causar sintomas no fundo das costas, geralmente acompanhados de desconforto supra-púbico e sintomas urinários. A doença pancreática desencadeia dor na região lombar alta que se agrava com o decúbito. Uma história pregressa de pancreatite, icterícia ou alcoolismo em doentes com níveis aumentados de amilase e lipase diferenciam a dor pancreática da dor na coluna. O cancro do pâncreas é outra causa potencial de dor lombar alta ou toracolombar. À medida que o tumor cresce, irrita o peritoneu que o cobre ou distorce directamente as terminações nervosas da cápsula do pâncreas.

A dor com origem pélvica causada por torção ou rotura do ovário, gravidez ectópica, endometriose ou fibromiomas pode-se apresentar como dor lombar não alterada por mudanças de posição ou pelo movimento.