Dor Lombar

Informações sobre a dor lombar.

doença reumatológica

A espondilite anquilosante é uma espondilartropatia envolvendo as articulações sacroilíacas e a coluna lombar. Ela ocorre mais frequentemente nos rapazes mais velhos, nos adolescentes e nos adultos jovens. A maior parte dos indivíduos afectados são positivos para o HLA-B27. O doente pode apresentar uma artrite transitória das articulações coxo-femurais, seguida por uma lombalgia mais tardiamente no decurso da doença. O envolvimento da coluna começa nas articulações sacroiliacas e ascende progressivamente até envolvera restante coluna. Em contraste com a espondilite anquilosante, a artrite reumatóide juvenil afecta a coluna cervical e poupa a coluna lombar.

Deve suspeitar-se do diagnóstico de espondilite anquilosante numa criança maís velha, particularmente num rapaz, que se apresenta com oligoartrite e entesite (inflamação nos locais de fixação dos ligamentos, tendões, fáscias e cápsulas ao osso) e lombalgia. A dor crónica, especialmente sem um evento ou traumatismo desencadeante, deve igualmente levar o médico a suspeitar de uma doença reumatológica. A espondilite anquilosante é confirmada pela evidência radiográfica de sacroileite. A artrite reumatóide juvenil é confirmada através de análises de sangue e da presença do cenário clínico apropriado (dores e edema articulares). O diagnóstico deve ser efectuado em conjunçáo com um reumatologista pediátrico.

Estas doenças reumatológicas respondem geralmente bem aos AINEs e à fisioterapia e devem ser referenciadas para um reumatologista pediátrico.