Dor Lombar

Informações sobre a dor lombar.

dores na articulação sacroilíaca

Os doentes que têm dores na articulação sacroilíaca queixam-se de dor com a hiperextensão, semelhante à das lesões da pars interarticularis. O exame objectivo revela geralmente dor com a hiperextensão e hiperestesia à palpação da articulação sacroilíaca.

O teste de Patrick (FABER) pode revelar dor no lado afectado. Frequentemente, é necessária a realização de uma tomografia computorizada com emissão de fotão único ou de uma cintigrafia óssea para excluir uma fractura de esforço da pars, uma vez que as radiografias têm uma utilidade limitada na realização do diagnóstico de lesões da articulação sacroilíaca. Num doente com um teste de hiperextensão positivo, com radiografias simples da coluna lombar negativas e com uma tomografia computorizada com emissão de fotão único negativa, deve ser considerada a possibilidade de uma doença da articulação sacroilíaca.

O diagnóstico diferencial da dor na articulação sacroiliaca inclui a fractura de esforço, a espondilite anquilosante, a espondilartropatia, a artrite psoriásica, a síndrome de Reiter e as infecções com disseminação hematogénea. O tratamento envolve a modificação da actividade durante 4 a 6 semanas, com um programa de reabilitação extenso focado no treino específico relacionado com a causa da dor.

Ocasionalmente, uma ortótese de Warm’n Form realizada por encomenda ou um cinto para a articulação sacroiliaca podem ajudar a aliviar a dor.