Dor Lombar

Informações sobre a dor lombar.

fibromialgia

A fibromialgia é geralmente definida como uma dor músculo-esquelética crónica com uma duração superior a 6 meses e que está associada a múltiplos pontos dolorosos. O doente refere frequentemente perturbações do sono, cefaleias, síndrome do cólon irritável, fraqueza. edemas ou rigidez matinal. Muitos dos pontos dolorosos estão localizados na região dorsal ou lombar e podem imitar uma dor dorso-lombar mais significativa. O tratamento incide na preservação da actividade, geralmente com fisioterapia. Os AINEs são úteis para a dor e um agente soporífero ligeiro, como a ciclobenzaprina, pode regular o ciclo do sono.

A rererenciação deve incluir a fisioterapia. A consulta de um especialista encontra-se dependeme do seu nivel de conforto e experiência em lidar com lesões músculo-esqueléticas e dolorosas. De um modo geral, a referenciação encontra-se indicada nas lesões congénitas da coluna, nas lesões com envolvimento neurológico e em qualquer traumatismo com fractura ou luxação significativa. Deve referenciar o doente com espondilólise e com espondilolistese apenas no caso de se sentir desconfortável a efectuar o diagnóstico ou a tratar estas situações. Referencie o doente para um profissional de saúde mental se for evidente um diagnóstico de doença psiquiátrica.

A fisioterapia constitui uma componente importante da abordagem no âmbito dos cuidados primários de saúde do atleta com uma lesão dorso-lombar. Mesmo quando a queixa é considerada como sendo de natureza psiquiátrica e tiver referenciado o doente para um profissional de saúde mental, é geralmente apropriado recomendar a referenciação para fisioterapia ou o início ou continuação do exercício ou a participação nas actividades desportivas, uma vez que a actividade física demonstrou reduzir a incidência e a intensidade de muitos problemas psiquiátricos.

As lesões de flexão (disco, deslizamento da apófise) e de extensão (espondilólise, espondiloIistese) requerem diferentes protocolos de tratamento. A prescrição para a lesão de flexão deve sempre incluir um aquecimento cardiovascular básico (exercício em bicicleta, elíptico), exercícios para aumentar a mobilidade e a flexibilidade dos músculos da face posterior da coxa e exercícios posturais. Os doentes devem evitar inicialmente as actividades de flexão. As prescrições para as lesões de extensão devem igualmente incluir um aquecimento cardiovascular, estabilização lombar, fortalecimento abdominal e flexibilidade dos músculos da face posterior da coxa. Os doentes devem evitar os exercicios lordóticos (de extensão).