Dor Lombar

Informações sobre a dor lombar.

Fisioterapia

Os fisioterapeutas são profissionais de saúde credenciados que se formaram mediante uma programa académico acreditado. A maior parte dos programas de seguros cobrem a fisioterapia, mas geralmente é necessária a referenciação por parte dum médico.

Os fisioterapeutas avaliam as alterações da força, resistência, coordenação e mobilidade dos tecidos moles e das articulações. As técnicas de tratamento incluem o exercício, a educação para os auto-cuidados, os agentes físicos (tratamentos térmicos, tracção, água) e a terapêutica manual. A terapêutica manual para a lombalgia usada pelos fisioterapeutas inclui a aplicação de movimentos passivos às articulações para restaurar a função articular necessária. Ela também inclui programas de estiramento e exercício e é frequentemente proporcionado num programa para o domicílio. São desenvolvidos exercícios de tratamento individualizados e é ensinado treino postural. Um exercício comum é o rolamento lombar e são recomendadas posições sentadas que não exijam um esforço dorsal excessivo. Os doentes também são ensinados a evitarem movimentos que causem ou exacerbem os sintomas.

O método de McKenzie de fisioterapia é um dos mais amplamente praticados. Desenvolvido por Robin McKenzie, um fisioterapeuta da Nova Zelândia, ele reconhece 3 síndromes principais: postural, disfunção e perturbação. Além disso, um conceito conhecido por centralização é um dos principais dogmas do sistema McKenzie e é definido como “uma alteração rápida na localização da dor duma localização distai ou periférica para uma posição mais proximal ou centrar”. A terapêutica tenta centralizar a dor, com o objectivo duma recuperação e retorno à vida normal mais rápidos.

A evidência clínica demonstrando a eficácia da fisioterapia é limitada. O estudo mais significativo é este, comparando-o com a quiroprática.